BIO 806: Práticas inclusivas no Ensino de Ciências e Matemática (4 créditos)

Educação, diversidade e inclusão no campo das Ciências e Matemática.
Diálogos com as pesquisas realizadas sobre práticas inclusivas no ensino de Ciências e Matemática.
Aprofundamento no levantamento das estratégias metodológicas que favorecem a construção do conhecimento científico em contextos inclusivos na área de Educação em Ciências e Matemática.

.

1. Educação, diversidade e inclusão no campo das Ciências e Matemática
– A educação em Ciências e Matemática em diálogo com as questões que perpassam os direitos humanos;
– A importância do reconhecimento das diferenças no processo educativo em Ciências e Matemática;
– A realidade das pessoas com deficiências e das pessoas surdas no contexto escolar.

2. Diálogos com as pesquisas realizadas sobre práticas inclusivas no ensino de
Ciências e Matemática.
– Problemáticas que perpassam as atuais políticas inclusivas que buscam assegurar o direito ao acesso e à permanência dos estudantes na Escola;
– Análise das pesquisas relacionadas a área de Educação em Ciências e Matemática que dialogam com questões relacionadas às pessoas com deficiências e pessoas surdas;
– Fundamentação e discussão sobre o ensino de Ciências e Matemática em diálogo com as práticas inclusivas e as diferentes estratégias metodológicas articuladas em sala de aula.

3. Aprofundamento no levantamento das estratégias metodológicas que favorecem a construção do conhecimento científico em contextos inclusivos na área de Educação em Ciências e Matemática
– Estudo das diferentes estratégias metodológicas para favorecer a construção do conhecimento científico em contextos inclusivos, a partir das pesquisas realizadas no âmbito do Programa relativas às pessoas com deficiência e pessoas surdas.