Sobre o Curso

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), nível Mestrado Profissional (MP), tem organização multidepartamental e intercampi, tendo sido proposto pelo Departamento de Biologia Geral (DBG) e envolvendo os campi UFV-Viçosa e UFV-Florestal.

Além do DBG, participam do PPGECM outros departamentos do Campus Viçosa – Departamento de Educação (DPE), Departamento de Química (DEQ), Departamento de Matemática (DMA), Departamento de Física (DPF) – e institutos do Campus Florestal – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (IBF), Ciências Humanas e Sociais (IHF) e Ciências Exatas e Tecnológicas (IEF).

O objetivo do Programa é propiciar a formação de professores pesquisadores, críticos e reflexivos, que ressignifiquem o processo de ensino e aprendizagem, a partir do diálogo entre as culturas acadêmico-científicas, escolares e populares, visando à melhoria da Educação em Ciências e Matemática na Educação Básica.

A missão do curso é proporcionar formação de professores pesquisadores de sua própria prática, engajados com a resolução de questões referentes ao Ensino de Ciências e Matemática e a (auto)formação docente.

O curso tem duração prevista de 4 (quatro) semestres, com aulas presenciais oferecidas nos dois campi, de segunda a quinta no período noturno e às sextas e sábados em período integral, de acordo com o oferecimento das disciplinas em cada semestre letivo.

Durante o curso, além da integralização dos créditos de disciplinas, o estudante deverá desenvolver um trabalho final na forma de dissertação, contendo uma revisão bibliográfica e um produto de natureza educacional.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados