EDF 810: Matemática, Cultura e Currículo (2 créditos)

Ementa

Perspectivas da Ciência, da Matemática e do Currículo enquanto Cultura. Contribuições da pesquisa em
Educação Matemática para a Prática Docente na Escola. Enculturação matemática. Matemática Acadêmica e Matemática Escolar.

.

Conteúdo

  1. Perspectivas da Ciência, da Matemática e do Currículo enquanto Cultura.
    1.1. Matemática, Ciência e Cultura
    1.2. Currículos escolares de Matemática
  2. Contribuições da pesquisa em Educação Matemática para a Prática Docente
    na Escola.
    2.1. Tendências em Educação Matemática
    2.2. Ensino de Matemática: cognição e afetividade
  3. Enculturação matemática.
    3.1. Matemática pancultural; seis atividades universais
    3.2. Dimensões do currículo (técnica, social e cultural)
  4. Matemática Acadêmica e Matemática Escolar.
    4.1. Saber acadêmico e saber escolar
    4.2. Matemática para ensinar

Endereço

Campus Viçosa
Prédio das Licenciaturas, Sala 402
Av. P. H. Rolfs, s/n, Campus Universitário, Viçosa-MG. CEP: 36570-900
Telefone (31) 3612-2847
Secretária: Sandra de Oliveira Pereira

 

Campus Florestal
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 1º andar do Prédio Principal
Rodovia LMG 818, km 06, Campus Universitário, Florestal-MG. CEP: 35690-000
Telefone (31) 3602-1173
Secretário: João Marcos Viana
 
E-mail: mpecm@ufv.br
Instagram: mpecm.ufv

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados