Dissertações

2025

Alice Cristina de Sampaio e Silva – Educação intercultural: possibilidades e potencialidades a partir do acervo biocultural do Grupo Entre Folhas – UFV na formação de professores

Angélica das Graças Saraiva Souza Ferreira – Educação financeira para a cidadania: uma experiência com alunos do ensino fundamental- anos finais

Bruno Marques Rosado – Saberes sobre neurociência e educação na formação de licenciandos na área de ciências da natureza e matemática

Carolina Albino da Silva – Divulgação científica: o visionarismo de uma mulher no século XIX

Caroline Itagiba Rooke – Adesão e percepção à vacinação contra COVID-19 por alunos de uma universidade do Estado de Minas Gerais como indicativo de alfabetização científica

Frederico de Oliveira e Souza – Concepções epistemológicas da matemática em articulação com a prática docente: uma experiência fundamentada em Lakatos

Larissa Lisboa Maia – Descoberta do gás oxigênio: argumentação a partir da controvérsia histórica e reflexões de professores em formação inicial sobre o papel do docente na condução de práticas argumentativas no ensino

Liliane Maria Vieira Silva – Aplicação de uma sequência didática para um estudante cego: foco na aprendizagem do conteúdo de Soluções

Maria Lara Brum Teixeira – O ingresso na carreira docente por meio das designações no estado de Minas Gerais e sua influência na formação da identidade docente

Marinez da Consolação Saraiva Souza – Práticas de alfabetização interdisciplinares para pré-adolescentes que cursam o Ensino Fundamental II

Paulo Antônio Pimentel – Formação de sujeitos ecológicos através de uma abordagem bourdieusiana da educação ambiental

.

2024

Camila Lopes Almeida – Educação sexual no livro didático: perspectivas, propostas e possibilidades

Carla Cardoso Nunes A Escola Família Agrícola Dom Luciano e o movimento de resistência político pedagógico na educação do campo

Consuelo de Castro Teixeira – Afetividade e habilidades socioemocionais na formação de professores de ciências da natureza: um estudo sobre sua integração na prática pedagógica

Emily Karen Coelho LealAfetividade no processo de ensino e aprendizagem de matemática: uma investigação na prática docente

Hélida Duarte Santos – Potencialidades e desafios na condução da disciplina práticas experimentais no ensino médio

Layssa Aparecida Abrantes – Análise das percepções de licenciandos do curso de Química da UFV – campus Viçosa sobre o uso da Estação de Tratamento de Água como um espaço de educação não formal

Letícia Mara Diniz FerreiraInterconexão docente: diálogos reflexivos em uma Comunidade de Prática Virtual

Liliane Fernandes Caiafa Damasceno – Espaços de educação não formal e o Ensino em Ciências na Educação Infantil: indicadores para a formação docente à luz da teoria das representações sociais

Lívia Karolline Antunes da Silva – Percepções sobre o meio ambiente e concepções de educação ambiental em uma escola pública de ensino fundamental

Lorena Couto da Silva ZaniniEstudo de atividades mineradoras na perspectiva CTSA em uma escola de Educação Básica da região metropolitana de Belo Horizonte

Lorena Melgaço Ornelas Safar – Análise da elaboração de jogos para aprendizagem nas aulas de ciências

Lyvia Lopes Miranda de Oliveira – Desafios e possibilidades do uso das tecnologias digitais no ensino de Biologia na perspectiva de professores

Paulo Henrique Mariani Cangussú – Mudanças no curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Federal de Viçosa, Campus Viçosa: fatores de interferência na opção dos egressos pela carreira docente na educação básica

Sueli Aparecida XavierDesafios da alfabetização matemática em tempos de pandemia

Thamires Souza Martins – Educação ambiental: cidadania e o manejo humanitário de animais domésticos

.

2023

Alex Moreira – Práticas Docentes com Tecnologias Digitais no ensino remoto de Matemática

Daiana Cristina Lemos – Formação inicial e desenvolvimento profissional: o que dizem os egressos do curso de licenciatura em matemática da UFV – Campus Florestal

Fernanda Juliana da Silva – O ensino de Biologia para jovens e adultos: buscando compreender anseios de estudantes do terceiro ano do ensino médio

Gabriel Lima Pizano – Análise e compilação de terminologias em libras para expressarem conceitos de ciências da natureza

José Gabriel Barbosa Lopes – Escola Nacional de Energia Popular (ENEP): gestação do Programa de Formação da Universidade Popular

Luis Rafael Barbosa – Práticas de avaliação formativa no contexto do programa residência pedagógica

Lucas Coelho da Silva – História da matemática como recurso didático: oficinas pedagógicas a partir do Liber Abaci

Mayra Cristina da Silva Costa – A construção político-social para a cidadania em um museu de ciências de Belo Horizonte

Patrícia Lúcio dos Santos BorgesGeometria e arte: desenvolvimento do pensamento geométrico e da criatividade, uma convergência possível

Selma Maria dos Anjos Conhecendo Pitágoras: oficinas de formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de geometria

Natália Cristina Cal AndradeA educação financeira como estratégia múltipla para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Vinícius Barros Rodrigues – Programação e ciências: uma abordagem interdisciplinar para ensino e aprendizagem na educação básica

Waldemar Victor Martins Silva – Ações de professoras de química para a manifestação de conhecimentos de natureza da ciência dos estudantes: uma análise em um contexto de ensino fundamentado em modelagem

.

2022

Ana Carolina Pereira de Castro Ribeiro Bastos – Expressões da interculturalidade nos Cadernos da Caravana dos Saberes Populares

Eliriane Carolina da Silva – Análise do PCK de professores no planejamento de atividades de ensino com foco em natureza da ciência

Emilia Dias Quintão Maia – Desafios na educação quilombola: os saberes populares aplicados ao ensino de ciências

Jaciane Lobo Bambirra – Conhecimento e aplicação de diferentes estratégias de ensino de participantes do Pibid de Ciências e Biologia de uma universidade federal mineira durante a pandemia de covid-19

Mozart Morato Campos – Atividades práticas e inversão da sala de aula como ferramentas para a aprendizagem do conceito de resistores elétricos por estudantes da terceira série do Ensino Médio

Raquel Alves Bozzi – Análise das percepções de licenciandos em Biologia, Física e Química da UFV sobre a Educação em Ciências voltada a estudantes surdos

Thais Soares de Abreu – O livro didático como recurso educacional para a produção de atividades investigativas de ciências: problematizando o efeito estufa

Wilson Fernando Pereira da Silva – A sequência didática “quem sou”, “onde estou” e “como estou” (os cinco sentidos) no projeto de extensão BioLibras/UFV a partir do olhar da pedagogia surda

.

2021

Josiane Aparecida Rodrigues Fialho – Experiências didáticas em aulas de química no período remoto: diálogos entre saberes na escola do campo

Mônica Aparecida Nogueira – Ensino de matemática mediado pelas tecnologias digitais: uma experiência no 8º ano do ensino fundamental com o Teorema de Tales


Endereço

Campus Viçosa
Prédio das Licenciaturas, Sala 402
Av. P. H. Rolfs, s/n, Campus Universitário, Viçosa-MG. CEP: 36570-900
Telefone (31) 3612-2847
Secretária: Sandra de Oliveira Pereira

 

Campus Florestal
Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, 1º andar do Prédio Principal
Rodovia LMG 818, km 06, Campus Universitário, Florestal-MG. CEP: 35690-000
Telefone (31) 3602-1173
Secretário: João Marcos Viana
 
E-mail: mpecm@ufv.br
Instagram: mpecm.ufv

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados