Inscrição para estudante não vinculado – 2023/2

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFV comunica que entre os dias 29 de maio a 16 de junho de 2023, estarão abertas as inscrições de candidatos interessados em cursar disciplinas como estudantes não vinculados à UFV, no segundo semestre de 2023 (2023/2).

Em 2023/2, as disciplinas BIO 806 – Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências e Matemática, BIO 813 – Encontro de saberes e práticas educativas, CBF 816 – Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Ciências e Matemática, EDF 807 – Perspectivas sociológicas da escola e do currículo e EDF 815 – Episódios da História da Matemática, estão com vagas abertas a quem ainda não é estudante de pós-graduação da UFV e se interessa pelas temáticas abordadas.

Informações importantes:

• As inscrições são gratuitas e os documentos devem ser enviados, no formato PDFa 300dpi, para o e-mail mpecm@ufv.br. Digitalizar cada documento separadamente. Link para gerar PDF em PDFa: https://tools.pdf24.org/pt/pdf-para-pdfa
  • Serão aceitas somente inscrições com a documentação completa.
  • As aulas do segundo semestre de 2023 terão início em 07/08/2023 e irão até o dia 01/12/2023.
  • As disciplinas indicadas serão oferecidas de forma presencial ou remota, com aulas no Campus Viçosa ou Florestal, conforme a disciplina escolhida. Podem-se ainda, utilizar tecnologias digitais da informação e comunicação, a critério dos/as professores/as responsáveis e com a anuência da Comissão Coordenadora.
  • Os resultados dos pedidos de inscrição em disciplinas como estudante não vinculado para 2023/2 serão divulgados até o dia 30 de junho de 2023, no site do Programa: https://mpecm.ufv.br e até o dia 19 de julho, pelo Registro Escolar: https://www.res.ufv.br
  • Os candidatos selecionados deverão efetuar matrícula no dia 04/08/2023 (das 8:00h às 23:59h), pelo SAPIENS (Acerto de Matrícula – Acrescentar disciplinas – Simular – Efetivar Mudanças). A realização da matrícula é de inteira responsabilidade do candidato.

.

Documentos necessários para a inscrição:

I – formulário próprio de inscrição, que deve ser preenchido e salvo em arquivo formato PDF no link: https://ppg.ufv.br/estudante-nao-vinculado/ (Caso deseje cursar mais de uma disciplina, o candidato deverá preencher um formulário para cada disciplina, indicando o Campus e o respectivo departamento de oferecimento);

II – Diploma de Graduação ou declaração de conclusão do curso de graduação;

III – Histórico escolar do curso de graduação, com a explicitação do sistema de avaliação;

IV – 1 (uma) foto 3 x 4, recente;

V – Certidão de nascimento ou casamento;

VI – Carteira de identidade ou, se estrangeiro, do passaporte;

VII – Documento de serviço militar, para brasileiros do sexo masculino;

VIII – Título de eleitor, salvo para estrangeiro;

IX – Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), salvo para estrangeiro;

X – Carta de interesse (justificativa). Modelo

Observação: Cópia e original do Diploma de Graduação e Histórico Escolar de outras instituições devem ser levados à secretaria do PPGECM para conferência e autenticação (sala 402, do Prédio das Licenciaturas (prédio ao lado da Capela da UFV), das 8h às 11:30h e das 13:30h às 18h). Nesse caso, a inscrição somente será finalizada mediante a apresentação dos documentos originais.

.

Códigos e nomes das disciplinas com vagas disponíveis para estudantes não vinculados em 2023/2:

Campus Viçosa

• BIO 806 – Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências e Matemática
    • Ementa: Educação, diversidade e inclusão no campo das Ciências e Matemática. Diálogos com as pesquisas realizadas sobre práticas inclusivas no ensino de Ciências e Matemática. Aprofundamento no levantamento das estratégias metodológicas que favorecem a construção do conhecimento científico em contextos inclusivos na área de Educação em Ciências e Matemática.
    • Aulas às quartas-feiras, das 18h30 às 22h10;
    • Local das aulas: Prédio das Licenciaturas, sala 204, Campus Viçosa.
    • Disciplina lotada no Departamento de Biologia Geral(DBG), Campus Viçosa.
  • BIO 813 – Encontro de saberes e práticas educativas
    • Ementa: Pesquisas em Etnociências. Educação como prática de liberdade e comunidades de aprendizagem. Sujeitos, saberes e experiências. Saberes, práticas e territórios. Educação popular e bem viver: repensando e construindo caminhos para a reprodução da vida.
    • Aulas às segundas-feiras e terças-feiras, das 18h30 às 20h10;
    • Local das aulas: Casa 20 na Vila Gianetti, Campus Viçosa.
    • Disciplina lotada no Departamento de Biologia Geral(DBG), Campus Viçosa.
  • EDF 815 – Episódios da História da Matemática
    • Ementa: História da Matemática no Ensino. Primórdios da Matemática. Matemática Grega. Matemática Oriental. Matemática na Europa. Etnomatemática
    • Aulas às quartas-feiras, das 18h30 às 20h10;
    • Local das aulas: Prédio das Licenciaturas, Laboratório 312, Campus Viçosa.
    • Disciplina lotada no Instituto Ciências Humanas e Sociais (IHF), Campus Florestal.

Campus Florestal

• EDF 807 – Perspectivas sociológicas da escola e do currículo
    • Ementa: Marcos da Sociologia da Educação. A escola e o currículo na perspectiva da Sociologia. A teoria de Bourdieu aplicada a estudos sobre educação. Teorias críticas e pós-críticas do currículo.
    • Horário a combinar
    • Local das aulas: LEN 16, Campus Florestal.

Disciplina Remota

• CBF 816 – Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Ciências e Matemática
    • Ementa: O campo e o contexto da pesquisa em formação de professores. Formação inicial e continuada/permanente. Identidade docente. Saberes docentes e a pesquisa em formação de professores. A produção científica sobre formação de professores.
    • Aulas às terças-feiras, das 18h30 às 22h10;
    • Local das aulas: Remota
    • Disciplina lotada no Instituto Ciências Biológicas e da Saúde (IBF), Campus Florestal.

Campus Viçosa
Prédio das Licenciaturas, Sala 402